Números arrasam<br>portagens nas SCUT

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Os pri­meiros dados ofi­ciais di­vul­gados de­pois do fim das isen­ções e des­contos para em­presas e re­si­dentes em sete ex-SCUT mos­tram a enorme quebra no trá­fego pro­vo­cado pela me­dida e lançam a dú­vida sobre a sua ren­ta­bi­li­dade. Se­gundo nú­meros apu­rados pelo Ins­ti­tuto da Mo­bi­li­dade e dos Trans­portes (IMT), di­vul­gados pela Lusa, a Via do In­fante (A22), no Al­garve, e as con­ces­sões In­te­rior Norte (A24), Beira In­te­rior (A23) e Beira Li­toral Alta (A25) re­gis­taram, entre Ou­tubro e De­zembro de 2012, que­bras na cir­cu­lação de 44,4 por cento, 31 por cento, 35,8 por cento e 27,9 por cento, res­pec­ti­va­mente.

Com­pa­rando os dados re­la­tivos ao úl­timo tri­mestre do ano pas­sado com igual pe­ríodo de 2011, o IMT ve­ri­ficou idên­tico ce­nário nas três an­tigas SCUT do Norte, em­bora, nestes casos, com ci­fras me­nores – 9,5 por cento no Norte Li­toral, 10,3 por cento na Costa da Prata e 12,2 nas auto-es­tradas do Grande Porto.

Face às es­ta­tís­ticas, a agência de no­tí­cias na­ci­onal ques­ti­onou a Es­tradas de Por­tugal sobre o mon­tante ar­re­ca­dado com a in­tro­dução de por­ta­gens nas re­fe­ridas vias de co­mu­ni­cação e ob­teve como res­posta que a em­presa pú­blica ame­a­lhou 153 mi­lhões de euros em 2012. A questão é que a co­brança custou 50 mi­lhões de euros, ou seja, um terço do total, isto so­mando a ma­nu­tenção dos 77 pór­ticos elec­tró­nicos e ou­tros equi­pa­mentos e re­cursos hu­manos e téc­nicos.



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